RESUMO DO ESTUDO BÍBLICO Ministrado por: Pastora Cristiane Tema: Discipulado


1ª aula Data: 27/02/09 Texto Chave: MT 28: 18-20 * Tema: Introdução ao discipulado

O que é ser discípulo?

* Discípulo: aquele que segue os princípios de um mestre aprende com ele e faz o que ele manda.
* Discipulado: é o tempo de preparação do discípulo, quando ele deixa tudo para seguir e conviver com seu mestre, vendo como ele é e agindo como ele age.


* Objetivo: o objetivo do discipulado cristão é nos preparar para sermos “apóstolos” (aqueles que são enviados pelo mestre para fazer novos discípulos).
Jesus foi um discípulo do Pai e um discipulador perfeito. Devemos aprender a nos “conformar” com Ele. Termos a mesma “forma”. Entrarmos na “fôrma” de Cristo e sairmos cada vez mais parecidos com Ele.

2ªaula Data: 06/03/09 Texto Chave: Mc.1:16-20* Tema: Seguindo o Mestre

Jesus começa a escolher seus discípulos. Eles ouvem a voz do mestre “Segue-me”. Da mesma forma hoje devemos ouvir a voz do nosso mestre, deixar tudo e segui-lo. Aquele que tem um encontro com Cristo não consegue ficar calado. Tem que transmiti-la a todos que encontra. É transformado em “pescador de homens”. Tem sede, busca disposição e obediência.

3ª aula Data: 13/03/09 Texto Chave: Mt. 5: 1-2 Tema: Aprendendo com o Mestre

O Sermão do Monte. Jesus se assenta para ensinar seus discípulos e as multidões. Bendiz aos humildes de espírito. Aqueles que reconhecem que não são nada diante de Deus. Se humilham perante o Senhor, como pecadores que necessitam de um Salvador. Nosso Mestre nos ensinou a sermos mansos e humildes como Ele. Quem quer ser discípulo de Cristo, precisa deixar à soberba e a arrogância e se tornar humilde como nosso Mestre e assim ser herdeiro de Deus.

4ª aula Data: 20/03/09 Texto Chave: MT. 5:4-5 Tema: Sendo transformado pelo Mestre

Jesus ensina o quanto é bem aventurado aquele que se arrepende e chora por seus pecados. Aquele que se permite ser moldado e transformado pelo seu Mestre, pois assim ele será consolado. Após isso, o discípulo começa a entrar na forma e \aprende a ser manso. O manso é o que se deixa usar, está disponível ás necessidades do Senhor. É apto para o serviço do reino de Deus. Que todos nós aprendamos a ser como o jumentinho manso que leva seu Senhor aos outros.

5ª aula Data: 27/03/09 Texto Chave: Mt. 5: 7 Tema: Agindo como o Mestre

Bem-Aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. É impossível ser discípulo de Jesus e guardar mágoa, não saber perdoar, não exercer misericórdia. O perdão é uma decisão que tomamos não um sentimento. Decidimos perdoar por amor e obediência ao nosso Deus, que com a mesma misericórdia nos perdoa. Se quisermos ser livres do tormento da mágoa e do ressentimento, temos que perdoar. “A misericórdia é escolha que nos liberta da prisão da amargura e do ódio”. Escolha a vida, escolha o perdão.

6ª aula Data: 03/04/09 Texto Chave: Jo. 4: 19-24 Tema: Comunhão com Deus.

Deus busca por verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Jesus foi um verdadeiro Adorador como homem nesta terra e ensino9u com suas atitudes para que seus discípulos fizessem o mesmo. A adoração é a expressão mais sublime de amor e entrega. E mesmo na adversidade prostrar-se diante de Deus para adorá-lo. Jesus disse (Mc 12:30). “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças”. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração (espírito), de toda a tua alma (emoções), de todo o teu entendimento (mente), e com todas as tuas forças (corpo). Que todo o nosso ser adore o Senhor!

7ª aula Data: 10/04/09 Texto Chave: Rm. 13:1-7 Tema: Princípios do Mestre – Submissão e Autoridade.

Toda autoridade foi instituída por Deus, portanto a autoridade representa o próprio Deus. Satanás caiu porque queria usurpar o trono de Deus. O trono representa à autoridade, e a rebelião a causa da queda de Satanás. Esse é o princípio Satânico, mas o princípio de Jesus é a obediência. Através dela, o
Senhor conquistou nome sobre todo nome e está assentado no trono. Como crentes temos que andar no princípio da obediência, reconhecendo as autoridades e nos sujeitando a elas.

8ª aula Data: 17/04/09 Texto Chave: Rm. 13:1-7 Tema: Conseqüências da rebeldia
A rebelião traz separação de Deus, dores, trabalhos, enfermidades, morte física, morte espiritual. Jamais podemos nos rebelar contra as autoridades delegadas. Nunca podemos nos permitir injuriar, difamar uma autoridade, porque é o mesmo que ir contra o próprio Deus. A rebelião é contagiosa e deve ser eliminada do meio do povo de Deus. Ela traz peso, separação de Deus e impede a manifestação de Deus no meio da igreja. Que aprendamos com o Senhor a andarmos em obediência, sujeitando-nos uns aos outros.

9ª aula Data: 24/04/09 Texto Chave: João (capítulos e versículos serão citados abaixo) Tema: Como é ser discípulo de Jesus?

Discípulo: significa – aluno, aprendiz.
1. O que é ser discípulo de Jesus?
Discípulo é aquele que é comprometido com Jesus pela fé, que manifesta o poder e autoridade do Senhor e que expande seu trabalho (seu Reino).

2. Como é ser discípulo de Jesus? É a pergunta de muitos.
Ser discípulo é ser desprendido. João 13:5-17 nos fala do exemplo que Jesus deu ao lavar os pés de seus discípulos. Para seguir Jesus devemos estar dispostos a servir, mesmo aos mais simples e humildes.
Discipulado não é opção. Em João 15:12-14 Jesus nos afirma que “Vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando” (v14).
Quem pretende ser amigo de Jesus e seu discípulo, e não buscar, em sua prática do dia-a-dia, fazer o que Jesus ensinou, optando por algumas coisas e desprezando outras, não poderá ser um discípulo de verdade.
Quem Deus escolhe para discípulo? Deus não escolhe pessoas por causa do potencial delas ou pelo que elas podem fazer por Ele, mas pelo que Ele (Deus) pode fazer através das pessoas. Ou seja, Deus não escolhe você como discípulo pelo que você é ou pelo que você pode fazer por Ele, mas pelo que Deus pode fazer através de você. Mateus 19:22
Ser discípulo não é isolar-se. Em João 17:15-16, Jesus não pede que Deus nos retire do mundo, nos isolando do mal, mas que nos livre do mal, permanecendo nós no mundo.
Para ser discípulo de Jesus a pessoa tem que renunciar o “si mesmo”. Isto significa desistir de si mesmo como “produção” de algo que comova Deus.
Se a pessoa consegue desistir do “si mesmo”, e tomar a sua cruz, então, Jesus diz que esse tal vai poder seguí-Lo.

“Segue-Me” _ é o convite.
O discípulo é forçado à só aprender se viver.
O Evangelho não é quatro livros acerca do que aconteceu entre Jesus e alguns homens e mulheres e sim sobre o que está acontecendo hoje. Serve para que saibamos como é que acontecerá na nossa própria vida.






Propósito de Oração

Propósito de Oração
Se você tiver algum pedido de oração entre em contato conosco e incluiremos na próxima edição seu pedido. Contato (34)3210-8159 e (34)9187-3489 ou email djerceo@gmail.com ou no nossos blogs www.igrejadanovaalianca.blogspot.com e www.igrejadanovaalianca-mvc.blogspot.com

Sua opinião vale ouro para nós

Bem vindos ao nosso cantinho!
Sua visita é muito importante para nós, por isso, te pedimos que divulgue-nos indicando ao blog e as nossas matérias aos seus amigos.
E para a melhoria dele contamos com sua opinião no cantinho de recados, expondo sua opinião sobre o blog e o que quer ver Sua opinião é importantíssima por isso contamos com você.

OBRIGADA

COORDENAÇÃO DO BLOG